quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A importância da evolução da tecnologia

                                                                                                                           Rozilene Teixeira
           A tecnologia evolui a cada dia, ou melhor, a cada minuto surge um produto com mais praticidade e eficácia que o anterior na sua categoria. 
Por isso em todos os campos, os profissionais devem utilizar equipamentos de última geração, tendo domínio para obter todos os benefícios que a tecnologia lhes possa oferecer. Estando bem respaldados, com certeza, terão vantagens sobre os demais.
           Em relação às escolas, os professores também devem estar interagindo e por dentro do manuseio dos produtos tecnológicos, para que assim possam proporcionar o contato do aluno com esse novo mundo da tecnologia.  Além de ser uma ótima forma de incentivar-los a terem prazer em estudar,  saberão também como unir a rapidez do computador a sua própria agilidade.  Assim fazendo, estarão mais preparados para que no futuro,  possam utilizar desses meios sem dificuldade.  
São inúmeras as possibilidades que a tecnologia nos  oferece. É preciso saber aproveitá-las. No caso do computador é possível se comunicar de variadas formas em diferentes aplicativos com pessoas do mundo inteiro sem sequer sair do lugar. Isso é incrível!

TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO

Fernanda Aparecida de Morais Leite 

Até os dias atuais estão sendo muito ricas todas as aulas, inclusive esta matéria sobre as novas tecnologias de informação que nos fornece dicas muitos eficazes para serem utilizadas em sala de aula.
 Aprendemos que a comunicação é um processo de troca de informação que provoca mudança nas consciências. Devido a rapidez dos acessos e contatos com as pessoas, essa passagem de conhecimento também se acelerou.
Quando colocamos em pauta, comunicação verso informação, percebemos que a informação é o conteúdo da comunicação, e que nem sempre a tecnologia traz apenas pontos positivos. A comunicação que hoje se processa via rede internet, também acarreta alguns problemas tais: erros ortográficos, caligrafia ilegível devido ao uso excessivo do computador, falta de criatividade, sedentarismo, trabalhos prontos, etc.
Não podemos ficar apenas nesses pontos negativos, precisamos ver que existem benefícios, tanto para os alunos quanto para os professores. Os mestres poderão assim, diversificar sua metodologia sem perder os objetivos propostos, criando nos alunos o interesse e o desejo pelo conhecimento.
É necessário ter equilíbrio e saber filtrar o que é bom para nós e desestimular atitudes inadequadas, aprendendo a conviver com a modernidade e sua evolução.
O papel da escola não é apenas ensinar o aluno a ler e escrever, mas prepará-lo para o mundo com suas exigências. Nesse aspecto nossa educação está falhando, pois nem mesmo os professores muitas vezes sabem utilizar esses recursos. A educação pode estar priorizando coisas que talvez não seja tão importante e quando o aluno precisar encarar a realidade, não saberá como agir.
Os nossos governos precisam repensar a educação, enfrentando o desafio da evolução tecnológica para melhor preparar professores e alunos.
E assim como dizia Alvin Toffler, ”Informação é o que define o sucesso ou o fracasso de uma pessoa.” Devemos aproveitar de todas as vias como meio de transmitir a informação e o conhecimento, e assim conquistarmos um futuro  de sucesso.

O MUNDO LOUCO DA TECNOLOGIA...

                                                                                                                                        IRENE LEITE
  

O trabalho com a internet tornou-se algo de importância fundamental nos dias atuais. As pessoas já vivem rodeadas de tecnologias que lhes dão acesso a vários tipos de informação e conhecimento. Existem crianças que passam horas e horas em frente ao computador, perdendo o hábito da escrita. Esse é um ponto que merece reflexão por parte dos educadores, ou seja, o uso de uma grafia diferenciada, incompatível com as regras de um português mais culto.
Com a era tecnológica tudo ficou mais rápido e frio também. Se por um lado, temos imensas possibilidades de estreitar a comunicação com pessoas em pontos distantes, a relação humana ressente da falta de muitos valores. As pessoas se falam muitas das vezes através do Orkut, MSN, deixando de se ver, conversar frente a frente, deixando de lado, o contato humano.
Bem diferente de um passado que ficou para trás quando, por exemplo,  existiam as cartas escritas a mão, enviadas pelo correio. Hoje em dia já não se vê mais isso... Por essas e por outras é que podemos falar em uma verdadeira quebra de paradigmas.
            Quanto mais o tempo passa, o mundo avança e  o uso indiscriminado das modernas tecnologias pode acabar distanciando ainda mais as pessoas.
Sinceramente, só de ouvir em falar em computador, e-mail, Orkut, MSN, eu me apavoro, pois não tenho hábitos e habilidades com esses programas.
Na verdade, não gosto muito desse mundo tecnológico...

A tecnologia no mundo moderno

MAISA LEITE

A tecnologia hoje celebra seu grande avanço.  A maioria das pessoas  possui um computador. Se não o tem, procuram as “Lan houses” que se espalham até pelas periferias das cidades, disseminando a informação para quem assim a desejar.
A tecnologia veio para facilitar a vida de todos. Nesse nosso cotidiano corrido e tão competitivo, vence é  quem sai na frente é quem se mantêm  atualizado. E seja lá qual for a  profissão que se ocupe, ela exigirá sempre mais da tecnologia da informação.
            E as escolas conseguem ficar fora desse “turbilhão”? É evidente que não. A tecnologia tornou-se acessível aos alunos que a traz nas palmas das mãos, nos ouvidos, nas pontas dos dedos, no modo de ver, envolvendo todos os seus sentidos. Portanto, incluí-la nos trabalhos de pesquisas e no dia a dia da escola, torna-se um desafio a ser superado, tanto pelos órgãos responsáveis quanto por todo profissional incluído nesse processo.

DESAFIO DO SÉCULO - Raquel da Silva

Tecnologia em parceira com educadores


INGRID ARIENE DE OLIVEIRA.
Quem disse que a máquina não se tornaria a melhor amiga do homem, neste caso, do educador? Vivemos em plena era da inovação, mais conhecida como “Era da Informática”. Fala-se muito de tecnologia, recursos audiovisuais, multimídia, celular “touchscreen” e de uma série de outros recursos que vêm tomando conta do mundo jovem.
Assumir o papel de educador na sociedade pós-moderna inclui também, a tarefa de tentar assimilar parte do linguajar dos alunos, aceitar o computador como seu companheiro de trabalho e “estar ligado na net”, pois é esse o novo universo por onde transitam os alunos.
Se a finalidade da educação é formar seres críticos, que saibam se posicionar diante da sociedade, será preciso que os educadores revisem suas posturas ao aceitarem seus alunos como freqüentadores desses novos ambientes.  
De tal modo que hoje, ampliar o conhecimento é possibilitar que novas fronteiras sejam alcançadas, novos conceitos sejam construídos. A escola tornou-se chata e maçante, pois não está falando ainda, a linguagem dos seus maiores interlocutores... Por vezes, ela passa-nos a idéia de que a única coisa que realmente lhe importa é “finalizar os conteúdos programáticos”.
Convenhamos que o momento que estamos vivendo, desafia constantemente o educador que, para exercer a sua função de verdade, deverá saber como interagir pessoalmente com seus educandos, sem no entanto, deixar de fazê-lo, também com o auxílio imprescindível das novas tecnologias.      

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

                                                                             JAQUELINE SILVA PRINCE

Na atualidade, os professores têm vários recursos didáticos para realizarem suas respectivas aulas. São vários esses  recursos, tais como: livros didáticos, computadores conectados à internet, televisão, DVD e outros. Porém muitos professores não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece e suas aulas ficam desmotivadas, presos tão somente a  um quadro negro e ao giz.
A tecnologia digital deve ser usada como estratégia pedagógica, porém, nada substitui a criatividade do educador que trabalha a realidade do aluno, conectando-se aos  recursos tecnológicos, sendo que estes, são como que ferramentas essenciais para tornarem as aulas mais interessantes.

O mundo no qual estamos inseridos

Laura Maria de Carvalho


A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula produz um amplo sentido, pois insere a criança desde cedo neste mundo virtual, e atinge de certa forma, o nosso imaginário. Certos recursos possuem um visual incrível.                                                 
A escola deve acompanhar a sociedade em seus avanços e descobertas, pois o que acontece fora dela a afeta. Proibir os alunos de utilizarem celulares em sala de aula, internet nas salas de informática, mostra que a escola é conservadora e não responde aos avanços da sociedade.                                                        
O educador tem seu papel fundamental, ele e os alunos devem caminhar juntos, pois na maioria das vezes, os alunos podem até saber mais que o professor no tocante a esse assunto. No entanto, a escola deveria aproveitar esse conhecimento, incentivando a todos a uma maior socialização do saber.  
A tecnologia da comunicação, como qualquer outro tema, possui aspectos positivos e negativos. Acredito que o lado positivo se sobressaia, pois tudo está ao alcance de todos e as conexões se tornaram possíveis em questão de segundos. Antes, nem mesmo se sonhava com o que haveria de acontecer hoje, através das redes. Os recursos tecnológicos facilitaram o acesso de todas as pessoas ao mundo virtual. Neste sentido, concordo com a ideia de que a escola deve evoluir  no campo da comunicação, pois ela é a instituição que tem por principal objetivo, promover a relação entre as pessoas, colaborando para que se estabeleça maiores interações.                                                                                                                                                                                                                                                                       
Enfim, o educador deve saber conciliar seus conhecimentos, utilizando metodologias diversificadas, não deixando de lado os recursos didáticos adaptados ao contexto dos alunos.