domingo, 30 de outubro de 2011

Tecnologia e Educação

Rosilda de Fátima dos Santos Rodrigues

Diante dos expressivos avanços da tecnologia da sociedade pós-moderna, tudo vem se transformando e se adaptando a essas inovações que alcançam os mais diversos setores da atividade humana. A chamada “Era da Informática”, sugere que as pessoas tenham conhecimentos desde o mais básicos até o mais avançados, visando uma melhor comunicação interpessoal e grupal. É recomendável também que  aprimoremos as relações políticas na sociedade, renovemos os nossos esquemas comercias, sociais e culturais, realizando estudos permanentes e pesquisas de todo o tipo...
A escola então, de acordo com as políticas públicas de educação, desempenha o papel de  disponibilizar e  tornar acessível às diferentes camadas sociais, o conhecimento hoje disponível em diferentes áreas do saber, presentes na rede para quem quiser. Embora esse seja um dos principais desafios da educação no Brasil, em termos de infraestrutura, dados estatísticos apontam que, pelo menos nas capitais, as escolas se encontram razoavelmente equipadas.
Pesquisas também apontam que a dificuldade maior está no desempenho  dos professores em sala de aula. Quando esses demonstram habilidades em ministrar as disciplinas, falta-lhes capacitação técnica, para realizarem a devida inserção desses instrumentos em favor do aprendizado. E quando o professor possui capacitação, pode acontecer que não tenha alcançado ainda aquele domínio esperado dos conteúdos que ministra. Desse modo, os alunos vão para os laboratórios de informática como se fossem para mais um passatempo qualquer. Acessam a internet livre, jogos, MSN, Orkut e muitas vezes, sites inadequados...
Com isso, a pedagogia em si, precisa ser repensada. Práticas pedagógicas bem elaboradas não podem mais prescindir de contemplar as tecnologias como instrumentos eficazes de aprendizagem. Afinal, são meios que facilitam e enriquecem o desenvolvimento racional e afetivo de jovens e adolescentes. E não apenas aparelhos que servem apenas para embecilizar as crianças com jogos e acessos impróprios.



Educação digital

Adriane da Silva Oliveira Paiva



Nos dias atuais em que a informação é fundamental na vida de todos, e principalmente, das crianças na fase de criação de conceitos e tão carentes  de quem as orientem para as novas perspectivas da educação para as mídias, será  papel do professor, interar-se também com o mundo da comunicação digital.
Este mundo já faz parte da vida dessas crianças, pois as informações que lhe trazem  a TV, o celular, os computadores as conectados às redes de relacionamento, tais como Orkut, face book,e-mail e outros, acabam sendo como uma faca de dois gumes: apresentam as suas faces distintas. Às vezes pode representar perigo para elas e, por isso, os educadores devem alertar para essas possibilidades, tais como bullying a e pedofilia e outras modalidades com finalidade de prejudicar a formação dessas crianças.
Nessa sociedade de consumo em que vivem os pequenos, também  a publicidade lhes perseguem, visando estimulá-los desde cedo para as compras. A internet pode ser um campo minado, cheia de predadores, fazendo com que as crianças sejam vitimas passivas presas fáceis da influência desses novos meios.
A nova concepção de relacionamento, seja em sala de aula, seja no cotidiano comum da geração da era digital é diferente da de outros tempos.  Muita informação é disponibilizada, gerando até conflitos entre alunos e professores. Mas o certo é que não podemos ver a internet ,apenas como vilã. Ela pode sim, servir de aliada, desde que bem monitorada.
Imagine seu aluno, ao invés de levar uma pesquisa para a sala de aula, mesmo sabendo que é mais fácil copiar e colar, começar a produzir textos próprios, utilizando imagens a exemplo do  que produzem espontaneamente em suas redes de “relacionamentos”? Não seria essa uma forma de valorizar seus interesses e estimular suas buscas pelo conhecimento?
Tudo isso faz com que as crianças produzam  muito mais, para além do que pensam saber. O professor, nos dias atuais, terá que necessariamente, dominar um pouquinho mais o conteúdo e o modo de processá-lo através da computação, incentivando assim o aluno a aprender. As mídias farão a função de ferramentas, ajudando a complementar ainda mais esse aprendizado.





No Mundo Virtual

Rita de Cássia Pinto


Esse novo meio de comunicação chamado virtual, nos surpreende constantemente. É realmente um meio revolucionário. Se pensarmos na sua aplicação no campo da educação, podemos dizer que tanto as escolas públicas quanto as privadas, poderão se quiserem, dar um salto significativo de qualidade com o uso inteligente de tais técnicas, nesse  novo cenário educacional, inaugurando novos conceitos na relação pedagógica entre professores, escola e alunos.
O professor precisa ser ágil e criativo no uso dos suportes de comunicação, tais como: DVD, computador, câmera digital, e outros. Para esse novo modo de entender e de compreender as coisas, presente e notado já há algum tempo, nessa nova geração de indivíduos acostumados ao manuseio das novas tecnologias,  o processo de aquisição de conhecimento está quase que obrigado a passar por uma séria renovação. Será preciso inclusive, repensar os novos espaços e os novos ambientes de aprendizagem.
Nesta perspectiva, o cenário educacional exigirá do professor um tipo novo de saber, como o de usar pedagogicamente as mídias. É necessário pensar também em quais circunstâncias usar tais recursos e com quais objetivos deveremos assim fazê-lo. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais, orientadores também da prática pedagógica do professor. É o caso, por exemplo, de um professor que deseja desenvolver sua ação, tomando por base a televisão, o cinema, a internet e as demais mídias que já nos ajudam a realizar o trabalho educativo, desde que amparados por uma metodologia crítica e analítica. Ou seja, sem que nos afastemos de uma base teórica, pois ensinar não se resume em saber apertar botões.
Se formos pessoas abertas, seremos igualmente comunicativos e confiantes, carinhosos e otimistas em relação ao ser humano e suas invenções. Se formos fechados, contribuiremos  tão somente para aumentar as formas de controle e de domínio de uns sobre os outros. E se tivermos e abraçarmos propostas inovadoras, seremos com certeza, agentes facilitadores de mudanças. E que sejam estas para melhor....



A tecnologia e a Educação

                                                                                   Josilene Francelino



A tecnologia ligada à comunicação se desenvolveu de uma forma espantosa de uns tempos para cá e acabou pegando as escolas no contrapé. Recursos novos chegaram muito rapidamente até às pessoas, forçando a educação a interagir mais com  as novas tecnologias. Se ainda não atentamos para a importância disso na nossa prática educativa,  precisamos urgentemente começar adaptar nossas posturas a essas novas exigências, pois na maioria das vezes, os alunos estão ligados 24 horas, nesses novos recursos.
As escolas de hoje precisam saber como usar a “tecnologia” a seu favor, fazendo com que os alunos se interessem mais pelos estudos, pois é uma forma de despertar a motivação, ensinando que a tecnologia não serve só para divertimento, mas sim como uma forte aliada nos processos de aquisição de conhecimento. O educador precisa estar atualizado para demonstrar segurança para os alunos e para isso, existem vários cursos de especialização nessa área.
A tecnologia não é um “bicho de sete cabeças”. Existem aqueles que são contra, que fazem resistências ao uso dos novos recursos na educação, que chegam achar até um absurdo que isso esteja acontecendo. Mas, no mundo em que vivemos, pensar assim é como querer ignorar a evolução. Queiramos ou não,  a escola não pode viver refém de um saudosismo ou de uma tradição que não permita a mudança.  Devemos trazer sim a tecnologia para o nosso meio, não sem critérios, mas de forma positiva, fazendo com que as aulas, por exemplo, se tornem mais diversificadas e prazerosas.

                                                        




Tecnologia na escola

Cristiane Giudice Tavares de Souza Ayres

Hoje em dia, não se pode negar que a tecnologia se faz presente em todos os momentos da vida. Na educação é um instrumento de grande importância, se o educador souber trabalhar com ela.
O uso da tecnologia tem que ser bem estruturado, planejado, direcionado, não se trata de cultura inútil. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana...
As escolas estão cada vez mais preocupadas com a comunicação, com a velocidade das informações que os alunos estão obtendo. Os professores precisam se adaptar a essa nova realidade.  Devem usar desse recurso para mudar sua aula, tornando o ato de estudar uma coisa mais prazerosa, interessante, saindo da obrigação, deixando a mesmice. Enfim, apresentar aos alunos outro tipo de aula. Só que os professores necessitam de muita pesquisa muito estudo, pois a velocidade da net é frenética. Quem não se mexer, com certeza, vai ficar para trás.