sábado, 22 de outubro de 2011

A Tecnologia avança e a Educação vai ficando para trás

Elaine de Faria Rocha







Antigamente demoravam-se anos para uma invenção ficar pronta. Demorou milhares de anos para a invenção da roda, e da roda para o carro de bois demorou séculos e do carro de bois ao automóvel, décadas. Hoje a cada dia surgem novas invenções. O primeiro computador era do tamanho de uma sala de aula e guardava pouca informação, hoje existem computadores que cabem na minha mão e guardam muitas informações. A tecnologia avança num ritmo descontrolado e não conseguimos segui-la. Se eu comprar um celular hoje, amanha, ele será ultrapassado, aparecerá outro com mais funções e utilidades.
     
Para ficarmos sempre atualizados e andarmos juntos com a tecnologia temos que ter uma boa situação financeira, tempo e capacidade de aprender a lidar com aparelhos tecnológicos. Talvez isso esteja faltando nas escolas brasileiras, pois a sociedade se atualiza, tenta seguir o ritmo das invenções e a educação se estagnou usando os mesmos recursos metodológicos da Escola Tradicional.  A maioria das escolas do Brasil, não tem computadores para o uso dos alunos, os professores não sabem manusear um computador. A escola ficou ultrapassada, os livros didáticos estão ficando ultrapassados, pois hoje toda a informação que precisamos está a um clique do mouse. As crianças aprendem mais na internet, nas salas de bate papo, do que com um professor ditando matéria na sala de aula. Por isso o aluno ao invés de estudar prefere jogar e escutar músicas no celular.
Antes as crianças iam para a escola e era fascinante quando o professor usava uma calculadora, uma maquina de escrever ou passava um filme num vídeo cassete. Hoje os professores se assustam ao ver os alunos usando celulares, notebooks, MPs, e várias tecnologias com facilidade e mais habilidade do que eles. Para as crianças a escola se tornou algo tedioso e perdem cada vez mais a vontade de estudar. Se ela não vai para a escola pode ficar em casa jogando videogame, assistindo filmes e “navegando na net”, é muito mais interessante do que ficar sentado quatro horas fazendo cópia de livros.
Se as escolas dispusessem de computadores para uso dos alunos e os professores usassem outros recursos tecnológicos para dar suas aulas, prenderiam mais atenção e o interesse dos alunos à educação. Os professores devem saber lidar com a tecnologia e usá-la a seu favor.
Este problema não se trata apenas da falta de habilidade do professor aos meios tecnológicos, mas também da falta de recursos e investimentos nas escolas por parte do governo. O professor deve então, aprender a lidar com os aparelhos tecnológicos e adaptar suas aulas fazendo assim a sua parte. Se não fizer algo a este respeito perderá seus alunos para o “Senhor Google”.