domingo, 30 de outubro de 2011

A tecnologia e a Educação

                                                                                   Josilene Francelino



A tecnologia ligada à comunicação se desenvolveu de uma forma espantosa de uns tempos para cá e acabou pegando as escolas no contrapé. Recursos novos chegaram muito rapidamente até às pessoas, forçando a educação a interagir mais com  as novas tecnologias. Se ainda não atentamos para a importância disso na nossa prática educativa,  precisamos urgentemente começar adaptar nossas posturas a essas novas exigências, pois na maioria das vezes, os alunos estão ligados 24 horas, nesses novos recursos.
As escolas de hoje precisam saber como usar a “tecnologia” a seu favor, fazendo com que os alunos se interessem mais pelos estudos, pois é uma forma de despertar a motivação, ensinando que a tecnologia não serve só para divertimento, mas sim como uma forte aliada nos processos de aquisição de conhecimento. O educador precisa estar atualizado para demonstrar segurança para os alunos e para isso, existem vários cursos de especialização nessa área.
A tecnologia não é um “bicho de sete cabeças”. Existem aqueles que são contra, que fazem resistências ao uso dos novos recursos na educação, que chegam achar até um absurdo que isso esteja acontecendo. Mas, no mundo em que vivemos, pensar assim é como querer ignorar a evolução. Queiramos ou não,  a escola não pode viver refém de um saudosismo ou de uma tradição que não permita a mudança.  Devemos trazer sim a tecnologia para o nosso meio, não sem critérios, mas de forma positiva, fazendo com que as aulas, por exemplo, se tornem mais diversificadas e prazerosas.

                                                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário