domingo, 30 de outubro de 2011

No Mundo Virtual

Rita de Cássia Pinto


Esse novo meio de comunicação chamado virtual, nos surpreende constantemente. É realmente um meio revolucionário. Se pensarmos na sua aplicação no campo da educação, podemos dizer que tanto as escolas públicas quanto as privadas, poderão se quiserem, dar um salto significativo de qualidade com o uso inteligente de tais técnicas, nesse  novo cenário educacional, inaugurando novos conceitos na relação pedagógica entre professores, escola e alunos.
O professor precisa ser ágil e criativo no uso dos suportes de comunicação, tais como: DVD, computador, câmera digital, e outros. Para esse novo modo de entender e de compreender as coisas, presente e notado já há algum tempo, nessa nova geração de indivíduos acostumados ao manuseio das novas tecnologias,  o processo de aquisição de conhecimento está quase que obrigado a passar por uma séria renovação. Será preciso inclusive, repensar os novos espaços e os novos ambientes de aprendizagem.
Nesta perspectiva, o cenário educacional exigirá do professor um tipo novo de saber, como o de usar pedagogicamente as mídias. É necessário pensar também em quais circunstâncias usar tais recursos e com quais objetivos deveremos assim fazê-lo. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais, orientadores também da prática pedagógica do professor. É o caso, por exemplo, de um professor que deseja desenvolver sua ação, tomando por base a televisão, o cinema, a internet e as demais mídias que já nos ajudam a realizar o trabalho educativo, desde que amparados por uma metodologia crítica e analítica. Ou seja, sem que nos afastemos de uma base teórica, pois ensinar não se resume em saber apertar botões.
Se formos pessoas abertas, seremos igualmente comunicativos e confiantes, carinhosos e otimistas em relação ao ser humano e suas invenções. Se formos fechados, contribuiremos  tão somente para aumentar as formas de controle e de domínio de uns sobre os outros. E se tivermos e abraçarmos propostas inovadoras, seremos com certeza, agentes facilitadores de mudanças. E que sejam estas para melhor....



Nenhum comentário:

Postar um comentário