domingo, 30 de outubro de 2011

Educação digital

Adriane da Silva Oliveira Paiva



Nos dias atuais em que a informação é fundamental na vida de todos, e principalmente, das crianças na fase de criação de conceitos e tão carentes  de quem as orientem para as novas perspectivas da educação para as mídias, será  papel do professor, interar-se também com o mundo da comunicação digital.
Este mundo já faz parte da vida dessas crianças, pois as informações que lhe trazem  a TV, o celular, os computadores as conectados às redes de relacionamento, tais como Orkut, face book,e-mail e outros, acabam sendo como uma faca de dois gumes: apresentam as suas faces distintas. Às vezes pode representar perigo para elas e, por isso, os educadores devem alertar para essas possibilidades, tais como bullying a e pedofilia e outras modalidades com finalidade de prejudicar a formação dessas crianças.
Nessa sociedade de consumo em que vivem os pequenos, também  a publicidade lhes perseguem, visando estimulá-los desde cedo para as compras. A internet pode ser um campo minado, cheia de predadores, fazendo com que as crianças sejam vitimas passivas presas fáceis da influência desses novos meios.
A nova concepção de relacionamento, seja em sala de aula, seja no cotidiano comum da geração da era digital é diferente da de outros tempos.  Muita informação é disponibilizada, gerando até conflitos entre alunos e professores. Mas o certo é que não podemos ver a internet ,apenas como vilã. Ela pode sim, servir de aliada, desde que bem monitorada.
Imagine seu aluno, ao invés de levar uma pesquisa para a sala de aula, mesmo sabendo que é mais fácil copiar e colar, começar a produzir textos próprios, utilizando imagens a exemplo do  que produzem espontaneamente em suas redes de “relacionamentos”? Não seria essa uma forma de valorizar seus interesses e estimular suas buscas pelo conhecimento?
Tudo isso faz com que as crianças produzam  muito mais, para além do que pensam saber. O professor, nos dias atuais, terá que necessariamente, dominar um pouquinho mais o conteúdo e o modo de processá-lo através da computação, incentivando assim o aluno a aprender. As mídias farão a função de ferramentas, ajudando a complementar ainda mais esse aprendizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário