quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Acesso à tecnologia


Gabriela Marcelino dos Santos
        
           Antigamente não se ouvia falar em máquinas, câmera digital, “pendrive”, celular etc. Como é poderosa a tecnologia no mundo hoje!
Estamos no mundo pós-moderno onde máquinas substituem a mão-de-obra humana, onde o celular substitui telefones fixos, e até mesmo os computadores substituem o manuscrito. Tudo muda, até mesmo o modo de aquisição e de acesso ao conhecimento.
O que representa a tecnologia? Máquinas aterrorizantes? Monstrinhos ávidos para nos devorar?...  Penso que essa tecnologia mais avançada tornou-se um recurso favorável às sociedades capitalistas, onde o trabalho é tão competitivo. Mas um fator se torna igualmente necessário: quanto mais tecnologia houver, maior será a importância de profissionais competentes, confiáveis, humanos e criativos.
Na educação também haverá de ser assim: a tecnologia a ser implantada deverá permitir um melhor acesso ao mercado de trabalho, onde profissionais saibam usá-la sem perderem a criatividade e o sentido humanitário.
Enfim, não podemos falar de mundo sem a tecnologia, ela está em toda parte, e nos nossos melhores momentos. Mas somos cúmplices da tecnologia, e  não podemos deixá-la nos instrumentalizar. É o homem quem a criou e a ele deverá servir e obedecer. E não o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário