quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educação e Tecnologia

Milene Isidoro

A evolução da humanidade é um processo natural e não podemos negar que essa transformação vem acontecendo de forma muito rápida. As pessoas estão sobrecarregadas e superatarefadas com um modo de vida que, por vezes, as impedem de alcançarem uma melhor qualidade de vida.
Entretanto, ao se tratar do assunto “educação e tecnologia”, significa, entre outras, estudar as reformas da educação onde a tecnologia possa contribuir de forma essencial e significativa para que ocorram transformações para melhor na vida das pessoas.
Diante disso, especialistas  dizem que a real transformação só terá sentido se tal união, educação e tecnologia regerem-se pelos princípios universais que buscam de forma coerente o processo de humanização.
Contudo, essa modernização educacional em âmbito mundial, vem tendo destaque, onde se dá verdadeira importância a preparação para o exercício de cidadania dentro dessa sociedade pósmoderna.
No Brasil, a educação não tem evoluído uniformemente, pois sua grande extensão territorial contribui para que haja desigualdade social. Persistem ainda os índices negativos nas pesquisas de cunho sócio, econômico e educacional.
Assim sendo, as regiões mais desenvolvidas economicamente  do país sobressaem-se na questão educacional. O acesso às melhores instituições de ensino é mais facilitado  do que nas regiões desfavorecidas.
Nesse aspecto, penso que a tecnologia na educação poderia colaborar de forma expressiva para o bom funcionamento das instituições educacionais, desde que seu emprego seja utilizado como instrumento facilitador no aprendizado dentro do ambiente escolar.
Podemos apontar as ferramentas consideradas hoje essenciais no processo educacional, tais como, computadores ligados à rede  internet, “tablet”, televisão a cabo, telão, retroprojetor, etc... .
Contudo, devemos estar cientes de que essas transformações no âmbito educacional, deixaram para trás, formas ou critérios de ensino considerados hoje, ultrapassados. Assim métodos inovadores surgiram para estabelecer novas formas de ensinar e de aprender, dentro do contexto escolar.
Enfim, a relação entre educação e tecnologia deve ser encarada com muita seriedade por todos, pois tal combinação pode trazer grandes benefícios, tanto para os educadores quanto aos educandos, desde que usados de forma adequada, com o propósito de somar ideias relevantes ao processo de formação de cidadãos responsáveis, favorecendo consequentemente o progresso e o desenvolvimento da nação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário