quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A tecnologia na educação e a observância das diferenças

Vanessa Gonçalves da Silva

É muito interessante acompanhar a evolução da inclusão das inovações tecnológicas no campo da educação.
A tecnologia em si não nos garante uma aprendizagem de qualidade. Muito depende de como esses novos meios influenciam e enriquecem os novos métodos. Existem diferenças que precisam ser levadas em conta no processo de aperfeiçoamento dos indivíduos.
Cada indivíduo é capaz de acompanhar as inovações movidas pelo ambiente em que vivemos, mas cada um o faz de uma determinada maneira, com um seu ritmo próprio. Promove-se hoje também, a inclusão de alunos com necessidades especiais...
A realidade é que na educação, principalmente aquela promovida pelas escolas públicas, os alunos não são acompanhados em sua individualidade e não tem os seus ritmos devidamente observados.  Acontece também que,  muitos professores, na maioria das vezes, não estão estimulados e bem preparados para buscarem as inovações para atender as necessidades específicas dos alunos.
Professores desestimulados, alunos incapacitados, essa é a grande realidade. E um grande desafio também. Deveremos enfrentá-lo com esse outro agravante: a necessidade da inclusão digital!

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