quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O mundo digital em sala de aula


Zicléia de Oliveira Alves     
       Como inserir os recursos tecnológicos em sala de aula na era digital? Esta é a questão que muitos professores procuram responder para irem de encontro com a realidade do aluno, admitindo, a partir de então,  a possibilidade de novos tipos de interação.
    Toda escola, por mais simples que seja, lança mão de  recursos tecnológicos, indispensáveis para que se busque, inclusive uma melhor integração com a comunidade.
     A grande preocupação que surge é a falta de capacitação dos professores. Algo tem sido oferecido pela Secretaria de Educação e pelo governo, mas são pouco aplicados em sala de aulas, por não haver ainda laboratórios adequados.
    As escolas que possuem conexão com a internet, com salas ambientes adequadas, favorecem grande parte dos estudantes. Mas, infelizmente, nem toda escola possuem esses recursos. E as carências nessa área continuam e perduram não obstante o passar dos anos...
Isso faz aumentar ainda mais as discrepâncias no ambiente escolar, fazendo-nos  encontrar dois opostos: alunos que interagem por meio de “ipods”, notebooks, celulares 3G e, por outro lado,  alunos que sequer tem acesso a algum aparelho digital.
      Esse contraste fica nítido em sala de aula entre os alunos. Mas ainda existem também, entre os professores, aqueles que têm receio do computador. Para outros faltam o interesse em  utilizar desses meios para interagir com os alunos e há ainda aqueles que querem fazer esse tipo de  acesso, mas não possuem recursos financeiros para tal.
      Mas não precisamos ir longe. Há escolas que não possuem carteiras e livros didáticos, precisavam passar por reformas e estão com suas dependências bastante danificadas. Como poderão desdenhar de recursos tecnológicos nesta era digital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário