quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Modernização da educação

Margarete das Graças Ribeiro Barbosa
Vemos os avanços na virtualização do ensino e da aprendizagem, mas só conseguem arranhar superficialmente a estrutura em que estão organizados os vários níveis de ensino.
Ainda é um desafio para a educação, visto que estas chegam primeiramente ao convívio dos alunos, e em geral os professores sentem o descompasso no domínio das tecnologias, têm dificuldades de utilizar a tecnologia como um recurso pedagógico.
Creio que muitos professores têm medo de revelar sua dificuldade diante do aluno e, às vezes, se sentem inseguros frente a quantidade de informações em que está inserido o mundo atual, onde a tecnologia é parte imprescindível na educação.
A tecnologia na escola ainda é vista apenas como mais um tipo de recurso que pode ser inserido na grade curricular. Os alunos normalmente frequentam os laboratórios de informática da escola, que restringem apenas em ensinar o uso do programa, e não se estendem a outros espaços como a sala de aula, onde o resultado desta parceria, Educação e Tecnologia, com certeza seriam alunos instruídos, motivados e integrados no cenário tecnológico.
Para a formação dos jovens é necessário que o professor seja a base sólida em que eles possam se estruturar, assim é imprescindível que o educador conheça e faça parte deste mundo virtual.
As redes de computadores não podem ser consideradas somente como ferramentas de pesquisas, e sim instrumentos facilitadores do aprendizado em geral. A integração dos meios tecnológicos na sala de aula faz com que os alunos se sintam mais estimulados e participativos, fazendo com que a aula seja um momento de aprendizagem e de imenso prazer.

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